Programação

 

O WRNP é um evento focado no debate sobre o futuro das redes avançadas no Brasil. Além das tradicionais demonstrações dos Grupos de Trabalho (GTs) da RNP, a programação deste ano inclui discussões sobre computação em nuvem, redes experimentais e futuro da Internet.

Este ano, o WRNP também  contará com a transmissão experimental do evento, realizada através do sistema criado pelo Grupo de Trabalho Sistema de Multiconferência para Acesso Interoperável Web e Móveis (GT-Mconf). Para acompanhar as palestras ao vivo, transmitidas pelo grupo acesse http://wrnp2012.mconf.org.

Veja abaixo a grade preliminar de programação do WRNP. Em breve, outras informações serão acrescidas.

 

30.04 | Segunda

[08:00 - 08:30] Boas Vindas

Moderador(es): Michael Stanton (RNP)

slides  powerpoint file  
 


[08:30 - 10:00] Grupos de Trabalho da RNP

Moderador(es): Iara Machado (RNP)


GT - IMAV: instrumentação e monitoração de aplicações de video    

O objetivo deste GT é a pesquisa e desenvolvimento de ferramentas para a instrumentação de aplicações de vídeo. Por instrumentação deve se entender ferramentas ou técnicas que possam ser agregadas à uma aplicação de vídeo para poder medir e avaliar a qualidade do consumo, tanto em termos de uso de recursos de rede como com relação ao grau de envolvimento do usuário com o conteúdo e a absorção do conhecimento.

Palestrante(s): Regina Silveira (Escola Politécnica da Universidade de Sao Paulo)
Slides  pdf file  

GT-AAAS: Acessibilidade como um Serviço    

Pessoas com deficiência enfrentam sérias dificuldades para acessar informações. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) quando são desenvolvidas dificilmente levam em conta os requisitos específicos destes usuários especiais. Neste Grupo de Trabalho exploraremos o conceito de Acessibilidade como um Serviço, implementando e testando um serviço que torne possível o acesso a conteúdo digital para usuários especiais. A proposta é adicionar uma camada entre os sistemas legados e os usuários especiais, adaptando a apresentação dos conteúdos digitais para as necessidades destes usuários. Inicialmente será contemplada acessibilidade para usuários da RNP com deficiência auditiva, um grupo de usuários que apresenta maior dificuldade de comunicação devido à escassez de soluções técnicas adequadas para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Palestrante(s): Tiago Maritan (UFPB)
Slides  pdf file  

GT-MCC: minha cloud científica    

O objetivo deste projeto é implantar uma plataforma de computação na nuvem voltada para aplicações científicas, provendo serviços como acesso a grande poder computacional por curtos intervalos de tempo, armazenamento, reprodutibilidade de experimentos e controle de proveniência dos dados, entre outros. A plataforma seguirá um modelo PaaS (Platform-as-a-Service), permitindo o fácil desenvolvimento e implantação de serviços personalizados, oferecidos em um modelo SaaS (Software-as-a-Service). A pilha de serviços também inclui um broker para mediar a alocação de recursos em diferentes tipos de provedores de IaaS (Infrastructure-as-a-Service), atendendo requisitos de segurança específicos de cada aplicação e demandas de carga de trabalho típicas de aplicações de e-ciência.

Palestrante(s): Antônio Tadeu Azevedo Gomes (LNCC)
Slides  powerpoint file  

GT-CNC: Computação em Nuvem para Ciência    

O Grupo de Trabalho Computação em Nuvem para Ciência (GT-CNC) visa o estudo, integração e avaliação de ferramentas de baixo custo para o armazenamento de dados em nuvem, dentro do ambiente de rede da RNP. O GT tem como objetivo desenvolver um protótipo de um serviço de infraestrutura para armazenamento privado de dados que permita professores e pesquisadores utilizar uma plataforma em nuvem segura, eficiente e altamente disponível. Os objetivos específicos deste projeto são: realizar um levantamento de ferramentas de código aberto e também proprietárias que possibilitem a criação de uma plataforma de armazenamento em nuvem dentro da infraestrutura da RNP, instalar, configurar e testar ferramentas de armazenamento em nuvem, realizar um estudo comparativo entre essas ferrmanetas, análise de desempenho do protótipo utilizando como plataforma computacional: o Windows, o Linux, o Mac OS, e dispositivos móveis como o Android e o iOS da Apple e por fim a avaliação da segurança do protótipo.

Palestrante(s): Roberto Samarone dos Santos Araujo (UFPA)
Slides  powerpoint file  


[10:00 - 10:30]  intervalo



[10:30 - 12:00] Grupos de Trabalho da RNP

Moderador(es): Iara Machado (RNP)


GT - Digital Preservation 2: Preservação Digital baseada em Arquivamento Distribuído    

O objetivo da segunda fase do projeto é disponibilizar um projeto piloto do serviço utilizando máquinas abrigadas nos parceiros do GT e nos pontos de presença da RNP. O protótipo desenvolvido deve ser melhorado em aspectos como: descentralização do sistema de indexação; aumento da segurança do sistema; cálculo da confiabilidade associada a cada repositório; e sistema para monitoração do controle do consumo de recursos na rede. Um portal acessível para os clientes e operadores desta rede também deve ser oferecido. Neste portal os clientes podem realizar sua adesão a rede de preservação, bem como administrar seus repositórios, o operador pode monitorar e gerenciar a rede como um todo obtendo informação de repositórios e de clientes.

Palestrante(s): Luis Carlos Erpen De Bona (UFPR)
Slides  pdf file  

GT - SciFi2: Sistema de Controle Inteligente para Redes sem Fio    

Nesta primeira fase, o GT-SCIFI criou uma plataforma aberta, extensível e de baixo custo para controle de pontos de acesso sem fio (APs) que usam a distribuição Linux para sistemas embarcados chamada OpenWRT. A plataforma é formada pelos pontos de acesso em si e um controlador, baseado em Linux, que centraliza as funções de gerenciamento. Esta plataforma possui três funções básicas: escolha de canal, controle de potência e balanceamento de carga. As duas primeiras funções facilitam a instalação da infraestrutura porque permitem a configuração automática e dinâmica da rede, otimizando a rede para o ambiente em que está instalada e adaptando a rede sem fio para mudanças neste ambiente. A terceira função permite o melhor uso da rede direcionando os usuários a locais onde a rede esteja menos carregada. Para a segunda fase, deseja-se fazer testes de larga escala para a validação do funcionamento da plataforma. Também serão estudados mecanismos de redundância para aumentar a confiabilidade do sistema e melhoria da segurança, como ai ntegração com o Projeto EDUROAM para acesso seguro.

Palestrante(s): Luiz Claudio Schara Magalhães (UFF)
Slides  powerpoint file  

GT-MConf2: Sistema de Multiconferência para acesso interoperável web e dispositivos móveis    

O Mconf é um sistema de Conferência Web baseado em software livre, com capacidade de interoperar transparentemente entre computadores e dispositivos móveis conectados à web. O objetivo da fase 2 é expandir os resultados obtidos na fase 1 (protótipo), através da implantação de um serviço piloto com a colaboração de um conjunto limitado de instituições usuárias. Assim, serão implantados servidores no RJ e no RS inicialmente que poderão ficar nos POPs (Pontos de Presença) da RNP. O principal foco desta etapa estará nos aspectos de escalabilidade, balanceamento de carga aliado a um sistema de monitoramento estatístico no Mconf. Adicionalmente, serão estudadas formas de virtualização e uso de recursos em nuvem, bem como será explorada a construção de novos layouts para uma melhorar organização dos pods, popup de autorização e status de usuários. A integração do Mconf na federação CAFe, o suporte à nova versão do BigBlueButton (BBB), melhorias ao portal web e no aplicativo Android complementam o escopo desta fase do projeto.

Palestrante(s): Valter Roesler (UFRGS)
Slides  powerpoint file  

GT - AVCS2: Ambiente de Vídeo Colaboração em Saúde    

O objetivo do projeto na primeira fase deste grupo consistiu em propor e desenvolver uma infraestrutura de software com gerência remota para captura e distribuição segura de múltiplos fluxos simultâneos a fim de prover suporte a diversos cenários de vídeo colaboração em saúde. Em sua segunda fase, o GT-AVCS tem como foco aprimorar a plataforma desenvolvida para o serviço de transmissão de cirurgias ao vivo e, sobretudo, desenvolver serviços adicionais para o apoio à atividade de ensino e aprendizagem baseadas em colaboração e recuperação de informações.

Palestrante(s): Tatiana Tavares (LAVID/UFPB)
Slides  pdf file  


[12:00 - 14:00]  Intervalo almoço



[14:00 - 15:30] Grupos de Trabalho da RNP: Serviços Experimentais

Moderador(es): André Marins (RNP)


SE-Unit: Monitoramento do Universo Torrent

Palestrante(s): Marinho Barcellos (UFRGS)
Slides  pdf file  

SE-FEB: Federação Educa Brasil

Palestrante(s): Rosa Maria Viccari (UFRGS)
Slides  powerpoint file  

SE-STCFed: Serviços para Transposição de Credenciais de Autenticação Federadas

Palestrante(s): Michelle Silva Wangham (UNIVALI)
Slides  powerpoint file  

Eduroam

Palestrante(s): Debora C. Muchaluat Saade (UFF) , Leandro Guimarães (RNP)
Slides  powerpoint file  


[15:30 - 16:00]  intervalo



[16:00 - 17:00] Painel - Identidade Digital - Segurança

Moderador(es): Noemi Rodriguez (RNP)


Identidade Digital - Segurança

Palestrante(s): Noemi Rodriguez (RNP) , Ricardo Felipe Custódio (UFSC) , Michelle Silva Wangham (UNIVALI) , Jussara Issa Musse (UFRGS)
Slides  pdf file   pdf file   pdf file   pdf file   pdf file  


[17:00 - 18:30] Painel 10 anos de GTs RNP

Moderador(es): Nelson Simões (RNP)


10 anos de GTs RNP    

Visões ( ou Experiências) de P&D em TICs

Palestrante(s): Valter Roesler (UFRGS) , Edmundo de Souza e Silva (UFRJ) , Nelson Simões (RNP) , Tatiana Tavares (LAVID/UFPB) , Paulo Henrique Aguiar Rodrigues (UFRJ)
Slides  pdf file   pdf file  


[18:30 - 21:30] Coquetel Comemorativo



01.05 | Terça


[08:30 - 10:00] Redes Definidas por Software - SDN

Moderador(es): Sidney Lucena (UNIRIO)


Tecnologias, conceitos e serviços emergentes: Open Flow

Palestrante(s): Leandro Marcio Bertholdo (PoP-RS)
Slides  pdf file  

SDN - Software Define Network

Palestrante(s): Christian Esteve Rothenberg (CPqD)
Slides  pdf file  

SDN: Visão do mercado

Palestrante(s): Cristiano Monteiro (HP)
Slides  pdf file  


[10:00 - 10:30]  intervalo



[10:30 - 11:00] Redes Definidas por Software - SDN (continuação)

Moderador(es): Sidney Lucena (UNIRIO)


Internet 2 - Projetos NDDI, OS3E

Palestrante(s): Steven Wallace (Internet 2)
Slides  powerpoint file  


[11:00 - 12:30] Evolução da Rede da RNP

Moderador(es): Michael Stanton (RNP)


Plano de atualização da infraestrutura

Palestrante(s): Eduardo Grizendi (RNP)
Slides  pdf file  

Serviço experimental CIPÓ

Palestrante(s): Alex Moura (RNP)
Slides  powerpoint file  

Recursos para cooperação Internacional

Palestrante(s): Michael Stanton (RNP)
Slides  powerpoint file  


[12:30 - 14:00]  intervalo almoço



[14:00 - 15:30] Aplicações Avançadas - demandas da ciência e Cultura

Moderador(es): Leandro Ciuffo (RNP)


Relato: Programa Aplicações Avançadas de Visualização Remota

Palestrante(s): Leandro Ciuffo (RNP)
Slides  powerpoint file  

Dança telematica Brasil-Espanha-Tailandia: Relato da experiência no evento APAN    

Concepção artistica, desafios e requisitos de audio, video e rede

Palestrante(s): Erick Melo (LAViD) , Ivani Santana (UFBA)
Slides  pdf file  

ESnet: Support for Data Intensive Science    

This talk will discuss the science supported by the Energy Sciences Network (ESnet) of the USA Department of Energy's Office of Science. Science constituencies, techniques for requirements collection, and network requirements for representative science disciplines will also be covered. In addition, aspects of network design for high performance, and performance tuning of networks and systems will be discussed.

Palestrante(s): Eli Dart (Esnet)
Slides  pdf file  


[15:30 - 16:00]  intervalo



[16:00 - 17:30] Redes Experimentais para pesquisa em Internet do Futuro

Moderador(es): Michael Stanton (RNP)


Introdução

Palestrante(s): Michael Stanton (RNP)
Slides  powerpoint file  

Projetos Internacionais: FIBRE, GENI, FIRE

Palestrante(s): Max Ott (NICTA)
Slides  pdf file  

Project OFELIA    

OpenFlow in Europe: Linking Infrastructure and Applications

Palestrante(s): Leonardo Bergesio (i2Cat)
Slides  powerpoint file  


Patrocinadores Ouro
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 

 
 
 

Patrocinadores Prata
 
 
 
 

 

Patrocinadores Bronze