Notícias




Transmissão de imagens em altíssima definição impressiona o público

A transmissão de imagens em altíssima definição foi um dos grandes destaques do 14º WRNP, que contou com uma demonstração em 4K – definição quatro vezes maior do que a full HD – que filmava um aquário em tempo real durante os dois dias de evento. Os detalhes sobre a tecnologia 4K e os resultados do projeto de Visualização Avançada da RNP foram apresentados pelo coordenador do Laboratório de Vídeos Digitais (LAVID) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Guido Lemos.

O player 4K desenvolvido pelo LAVID, chamado “Fogo”, é o resultado de um trabalho que começou em novembro de 2010. Após ter participado da criação do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), o laboratório se dedicou às pesquisas de cinema digital. “Para armazenar vídeos com grande quantidade de dados, foi preciso fatiar o vídeo e quebrá-lo em pedaços, como se fossem subvídeos, em armazenamento em nuvem, distribuídos em diferentes repositórios”, explicou Guido Lemos, durante sua apresentação.

Um dos primeiros experimentos com o player 4K foi durante o Cinegrid em San Diego, na Califórnia, onde a demonstração do filme EstereoEnsaios, dividido em quatro partes armazenadas em quatro máquinas diferentes, foi sincronizada e reproduzida perfeitamente. Guido também chamou atenção para a possibilidade de transmissão para uma segunda tela, em smartphones ou tablets, para que possa haver a tradução simultânea em LIBRAS, objeto de estudo do GT-AAAS.

O coordenador do LAVID ainda afirmou que a equipe está pronta para testar transmissões em 8K e fez uma previsão dos próximos passos do projeto, para acompanhar a corrida rumo à digitalização do cinema no Brasil. “Daqui a dois anos, os cinemas estarão todos digitais. Isso dará um controle muito grande para a indústria cinematográfica estrangeira. Essa tecnologia que nós desenvolvemos precisa de popularização. A ideia é fazer testes em salas de cinema universitários e até mesmo no interior para chegar a alternativas tecnológicas de baixo custo”, afirmou Guido Lemos.

Experiência de transmissão de cirurgia em 4K em tempo real

O coordenador do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Ricardo Lagreca, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), compartilhou com o público do 14º WRNP a experiência da primeira transmissão em 4K de uma cirurgia cardíaca ao vivo, realizada no HUOL e transmitida para o Laboratório de Realidade Virtual da UFRN no dia 26/2. Graças à tecnologia desenvolvida pelo LAVID, em parceria com a RNP, e a infraestrutura da Rede Metropolitana GigaNatal, foi possível visualizar com precisão o procedimento cirúrgico em tempo real. A transmissão precisou de 3.7 Gb/s de banda. “É uma qualidade excepcional, com uma imagem até melhor do que se estivéssemos visualizando o procedimento in loco”, afirmou Ricardo Greca.

As imagens dessa cirurgia também foram exibidas para o público do WRNP no salão principal do evento, na demonstração do Projeto de Visualização Avançada.
 






 

Busque em nosso site:

ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo
Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 

Patrocínio Ouro

Patrocinador Ouro - Extreme Networks

Patrocinador Ouro - TDec Network Group

Patrocinador Ouro - Juniper Networks

Patrocinador Ouro - Binário

Patrocinador Ouro - Padtec

Patrocinador Ouro - Polycom

Patrocinador Ouro - Digital NETBR
 


Patrocínio Prata

Patrocinador Prata - Brocade

Patrocinador Prata - Black It

Patrocinador Prata - Embratel
 


Patrocínio Bronze

Patrocinador Bronze - FURUKAWA

Patrocinador Bronze - MTEL

Patrocinador Bronze - Netquattri

Patrocinador Bronze - Oi

Patrocinador Bronze - Omega
 

6 a 7 de Maio. Royal Tulip Brasilia Alvorada. SHTN, Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C, Brasilia