Para celebrar o aniversário de 35 anos, a RNP lançou a exposição virtual “Pássaros voam em bando”, que convida o público a explorar a trajetória da instituição e seu impacto no desenvolvimento do ensino e da pesquisa no Brasil.
O nome foi inspirado na essência de colaboração que define a história da RNP. Desde a sua criação, em 1989, a instituição vem reunindo pessoas e instituições em torno de um objetivo comum.
A mostra pretende dar início a um acervo de memória da RNP, que servirá como base para futuras exposições e preservação de sua história.
“Entender quem somos só é possível se cultivamos nossa história. A memória é a base dessa identidade, que não para de se transformar. Inovação também é tradição”, afirmou o diretor-geral da RNP, Nelson Simões.
Organizada em quatro galerias, a mostra guia o visitante por uma narrativa dividida em dez salas virtuais, como se percorresse um museu. Nesses corredores virtuais, é possível acessar mais de 400 objetos e vídeos curtos com relatos de profissionais e pioneiros da internet.
Principais destaques:
História e origem da RNP: a primeira galeria explora os primórdios da rede acadêmica no Brasil, destacando a importância do trabalho coletivo para a criação da rede, comparando instituições e profissionais a pássaros que voam juntos para chegar a um objetivo em comum.
Conquistas e transformações: a exposição aborda marcos como a parceria com operadoras e o alcance nacional da rede, com a implantação de redes de alta velocidade nas capitais e no interior do país, e ainda a experimentação que aproximou instituições e impulsionou inovação.
Conexões internacionais: a narrativa inclui o papel da RNP em estabelecer parcerias globais, como o programa BELLA, que aprimorou a conectividade Brasil-Europa.
Perspectivas futuras: a última galeria foca nos próximos desafios e oportunidades para a RNP, alinhando-se a temas como OpenRAN, Blockchain e Computação quântica.
A exposição apresenta conteúdos multimídia e depoimentos em vídeo de protagonistas dessa trajetória, oferecendo uma visão imersiva e educativa.
Para explorar mais, acesse a página oficial da exposição, em http:/exposicao35anos.rnp.br/.