Exposição virtual imersiva celebra os 35 anos de história da RNP 

Home 9 Institucional 9 Exposição virtual imersiva celebra os 35 anos de história da RNP 

Para celebrar o aniversário de 35 anos, a RNP preparou a exposição virtual “Pássaros voam em bando”, que convida o público a explorar a trajetória da instituição e seu impacto no desenvolvimento do ensino e da pesquisa no Brasil. A mostra trará relatos de profissionais e pioneiros responsáveis por moldar a RNP ao longo destas três décadas e meia. 

O nome da exposição, “Pássaros voam em bando”, foi inspirado na colaboração que define a história da RNP. Desde sua criação, em 1989, a instituição vem reunindo pessoas e entidades, mesmo com pensamentos diferentes, em torno de um objetivo comum: impulsionar o desenvolvimento da rede acadêmica nacional e oferecer infraestrutura avançada de conexões, serviços e aplicações para a comunidade de ensino e pesquisa no Brasil. 

“Entender quem somos só é possível se cultivamos nossa historia. A memória é a base dessa identidade, que não para de se transformar. Inovação é tradição. Porque nada que fazemos é inteiramente novo. Estamos comemorando a mudança com essa vibrante exposição de nossas melhores memórias”, diz o diretor-geral da RNP, Nelson Simões.

Com abordagem colaborativa e orgânica, a mostra detalha a história da internet e da rede acadêmica no Brasil, além de seu impacto na educação, na pesquisa e na inovação. Organizada como uma experiência imersiva em 35 temas, a exposição guiará o visitante por uma narrativa dividida em dez salas virtuais, como se percorresse um museu. 

A exposição conta com 341 objetos em seu catálogo e 75 vídeos curtos de relatos pessoais de colaboradores da RNP, dos Pontos de Presença (PoPs) e de parceiros. Entre os depoimentos, estão pioneiros da internet, como Liane Tarouco pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e Michael Stanton, ex-diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP. 

Além deles, a mostra conta com vídeos dos diretores-executivos da RNP: Nelson Simões; Antônio Carlos F. Nunes, de Serviços e Soluções; Eduardo Grizendi, de Engenharia e Operações; Iara Machado, de Pesquisa e Desenvolvimento; e José Luiz Ribeiro Filho, de Administração e Finanças.  

A mostra pretende dar início a um acervo de memória da RNP, que servirá como base para futuras exposições e preservação de sua história. 

Comece aqui sua visita virtual. 

Marcos da trajetória da RNP 

Fundada em 1989, a RNP teve como primeiro objetivo a construção de uma infraestrutura nacional de rede de internet de âmbito acadêmico. Logo seu papel foi ampliado. Ela passou a disseminar o uso de redes em todo o país. A RNP teve papel fundamental na chegada da primeira rede de internet no país em 1992, que alcançou dez estados e o Distrito Federal. 

Na época, a RNP passou a divulgar os serviços de internet à comunidade acadêmica. Em 1995, com a abertura da internet comercial no Brasil, a RNP redefiniu seu papel e levou serviços de acesso a todos os setores da sociedade. Em 1997, foi criado o CAIS, para levar mais segurança à rede acadêmica. 

Ao longo dos anos, a RNP expandiu alcance e atuação. Hoje, sua infraestrutura de redes, a Rede Ipê, conecta mais de 500 instituições de ensino e pesquisa em todo o país. Além disso, a RNP oferece um portfólio extenso de serviços em áreas como cibersegurança, gerenciamento de identidades, suporte a videoconferências e computação em nuvem.  

Em sua trajetória, a RNP vem desempenhando papel essencial em projetos de transformação digital na saúde e iniciativas voltadas à democratização da conectividade, como o projeto OpenRAN@Brasil, que busca expandir o acesso à tecnologia 5G e preparar o Brasil para as redes do futuro.