Conexão das Escolas
O projeto do Ministério das Comunicações (MCom) viabiliza, em âmbito nacional, a conectividade de escolas públicas que não possuem acesso adequado para as atividades educacionais. A iniciativa é um piloto para conexões terrestres dentro da iniciativa de governo Wi-Fi Brasil. Para a formação da lista de escolas, o MCom utilizou informações retiradas do Censo Escolar INEP 2021, com os seguintes critérios: ter energia elétrica; não possuir acesso adequado à internet; pertencer à Rede Pública Municipal, Estadual e/ou Federal; possuir alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio; não participar de outros programas congêneres do Governo.
O Papel da RNP
A RNP é executora do projeto, sendo responsável pela seleção e contratação de provedores, incluindo instalação, ativação, operação e manutenção de conexões de acesso à internet.
SERVIÇOS EMPREGADOS
Conectividade
IMPACTO SOCIAL
O projeto conectará até 8.341 unidades da rede pública de ensino, sendo 2.940 localizadas em áreas urbanas e 5.401 em áreas rurais, podendo beneficiar até 800 mil alunos. Atualmente, 1.546 escolas já estão conectadas, sendo 75% dessas na Região Nordeste, com a contratação de mais de 100 provedores de internet. Assim, o impacto social vai desde a melhoria nas possibilidades de ensino e gestão das escolas até o fomento do mercado de provedores, fortalecendo a economia local.