Seções
Texto

Programa Norte Conectado

Texto

O Programa Norte Conectado foi criado pelo Ministério das Comunicações (MCOM) com a missão de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica. Por meio da implantação de um backbone em fibra óptica, composto por oito infovias, o Programa vai atender às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário , e ainda outras políticas públicas que venham a se integrar ao escopo do Programa.

Saiba mais
Imagem
Norte Conectado
Texto

Papel da RNP

Texto

A RNP é a executora do projeto piloto, a Infovia 00, que interliga cinco cidades: Macapá, Almeirim, Monte Alegre, Alenquer e Santarém. A Infovia 00 é a primeira entre as oito infovias do programa, liderado pelo Ministério das Comunicações.

O trabalho consistiu em um processo de seleção para contratação de serviço de instalação de cabos ópticos subaquáticos, a realização de um Estudo de Rota Aprimorada (ERA), o transbordo do cabo de fibra óptica subfluvial, e a qualificação dos interessados em integrar o consórcio que atuará como Operador Neutro da Infovia 00.

Baixe o documento em PDF com a atuação da RNP no projeto

Texto

Sobre a
Infovia 00

Texto

A Infovia 00 interliga Macapá (AP) a Alenquer (PA), passando pelos municípios de Almeirim, Monte Alegre e Santarém, atendendo a cerca de 1 milhão de pessoas.O projeto é considerado de baixo impacto ambiental, uma vez que usa os leitos dos rios para chegar até a população e não requer desmatamento, caso a instalação dos cabos fosse feita por via terrestre.

Resultados das chamadas para fornecedores

;