Infraestrutura para Pesquisa

L

Instituições conectadas

L

Infraestrutura para pesquisa

L

Colaborações internacionais

L

FAÇA PARTE

L

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

Home 9 Sistema RNP 9 Infraestrutura para Pesquisa

Nosso ambiente é uma infraestrutura segura, de alta capacidade e desempenho para transmissão de dados. Conheça cada um dos componentes do Sistema RNP.

Rede Ipê

Presente em todo o território nacional, a Rede Ipê é a infraestrutura base que conecta mais de 500 instituições de ensino e pesquisa. É uma rede que funciona como uma autoestrada, garantindo internet segura para a colaboração e a transmissão de grandes volumes de dados para a educação e a pesquisa.

Se você gerencia redes ou administra sistemas vinculados à rede acadêmica, confira nossas ferramentas e blog de conectividade.

Pontos de Presença

A RNP possui Pontos de Presença (PoPs) nas 27 unidades da federação. Procure o Ponto de Presença em seu estado e descubra os serviços que estão disponíveis em sua localidade. São conexões em alta velocidade, serviços avançados e oportunidades de capacitação ao seu alcance.

Redes Metropolitanas

O Programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) implanta redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país e em cidades do interior com duas ou mais instituições federais de ensino e pesquisa. Nas capitais, as Redecomeps estão ligadas diretamente aos PoPs e, no interior, são constituídos Pontos de Agregação (PoAs) para conexão da Redecomep ao PoP, na capital.

Isso possibilita:

  • Conexão de melhor qualidade para ensino, telemedicina, laboratórios, museus e institutos de pesquisa;
  • Mais colaboração em projetos e pesquisas científicas;
  • Negócios autossustentáveis, já que os consórcios entre as organizações que compõem as Redecomeps possibilitam a existência de redes de fibra óptica própria.

São 54 redes metropolitanas em operação, com mais de 4 mil quilômetros de extensão total e mais de 500 instituições participantes.
Confira!

Se você deseja conectar sua instituição à rede metropolitana local, fale com o nosso Ponto de Presença em seu estado.

Redes colaborativas

Promovemos a criação, operação e manutenção de redes colaborativas, formadas por grupos que se organizam com interesses em comum.
Esse modelo é fundamental para gerar parcerias, estimular a inovação, facilitar reuniões virtuais e a cooperação entre os pesquisadores, além de promover a geração de conhecimento. Conheça algumas das nossas comunidades:

RUTE
A Rede Universitária de Telemedicina é considerada a maior iniciativa do gênero no Ensino e Pesquisa da América Latina e uma das maiores do mundo. Ela promove a integração de grupos de pesquisa para gerar conhecimento na área, pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Seus usuários promovem reuniões virtuais para comunicação e colaboração a distância.

Cinemas em Rede
A iniciativa distribui conteúdos audiovisuais em larga escala por todo o território nacional, integrando hoje 12 salas de cinemas. Ou seja, tratam-se de filmes fora do circuito comercial, o que valoriza a produção cultural brasileira e democratiza o acesso à cultura.

Rede e-Ciência

É uma nova infraestrutura dedicada a centros de pesquisa que atuam com “big science”, ou seja, possuem requisitos avançados de processamento, análise, transmissão e armazenamento de grandes volumes de dados.

Dessa forma, diferentemente da Rede Ipê, a Rede de e-Ciência contará com políticas e serviços especializados para fluxos de dados científicos e atenderá especialmente Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) que operam centros de supercomputação, laboratórios multiusuários e infraestruturas de pesquisa em geral.

Ao longo de três anos, espera-se que pelo menos 12 novos centros de pesquisa brasileiros façam parte da Rede de e-Ciência, além do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Senai-Cimatec e o do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE).

Centros de Dados

Trata-se de uma infraestrutura que visa suportar as demandas crescentes de armazenamento e processamento de dados das instituições de ensino e pesquisa brasileiras, bem como outras organizações públicas e privadas que necessitam de soluções robustas de TI.

Os nossos Centros de Dados são um ambiente seguro e escalável, que promovem a inovação e o desenvolvimento tecnológico de infraestrutura de TI de alta performance. Incluem sistemas de resfriamento eficiente, segurança física e lógica, além de conectividade de alta velocidade e capacidade de expansão.