Perguntas frequentes
Conectividade
- 1 - Para quem devo reportar problemas no circuito da minha instituição?
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Indisponibilidades, degradação ou qualquer outro problema no circuito da instituição deverão ser reportados ao Service Desk da RNP pelo canais de atendimento:
- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216
- E-mail: atendimento@rnp.br
- 2 - Quem pode solicitar abertura de chamado referente ao circuito de internet da minha instituição?
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Somente contatos autorizados poderão realizar a abertura. Caso seja responsável técnico da instituição, encaminhe a solicitação de inclusão em um de nossos canais de atendimento:
- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216
- E-mail: atendimento@rnp.br
A equipe realizará as tratativas do incidente e, quando resolvido, dará um feedback à instituição.
- 3 - Desejo realizar alterações (ativação, desativação, alteração de endereço, aumento de banda) no circuito da minha instituição. Como proceder?
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A nossa equipe de Relacionamento com o Cliente é responsável por realizar todos os ajustes com a instituição. Caso o gestor da instituição não tenha o contato direto com essa equipe, envie sua solicitação a equipe do Service Desk pelos canais de atendimento:
- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216
- E-mail: atendimento@rnp.br
Sua solicitação será registrada e encaminhada à equipe de Relacionamento com o Cliente.
- 4 - Como conectar minha instituição à rede Ipê?
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Acesse a página https://www.rnp.br/sistema-rnp/faca-parte.
Serviços
- 1- O que minha instituição precisa para usar os serviços da RNP?
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Para a utilização dos serviços fornecidos pela RNP, é necessário que a instituição realize o processo de credenciamento. Para isso, basta enviar um e-mail solicitando o credenciamento junto à RNP para atendimento@rnp.br.
- 2- Minha instituição já possui acesso à CAFe, com isso, já consigo utilizar o eduroam?
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Não, para utilizar o eduroam, é necessário realizar o processo de adesão ao serviço. Após a instituição concluir este processo, os usuários cadastrados conseguirão utilizar livremente o serviço. Lembrando que a CAFe é pré-requisito para a adesão ao eduroam.
- 3- Esqueci minha senha da CAFe. O que devo fazer?
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Para alterar e/ou resetar sua senha da CAFe, será necessário procurar o suporte local de sua instituição, pois somente eles terão os devidos acessos para alterar ou resetar sua senha.
- 4- Quanto minha instituição deverá pagar para utilizar os serviços avançados da RNP (Conferência Web, CAFe, eduroam etc.)?
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Nada, pois os serviços avançados da RNP são disponibilizados às instituições de forma gratuita. Lembrando que os recursos de hardware, como servidores físicos, ficam a cargo da instituição.
- 5- Tive problemas para acessar o eduroam em uma instituição ao qual não faço parte. O que devo fazer?
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Primeiramente, é muito importante que você procure o suporte da instituição ao qual você está. A equipe de suporte local irá verificar se há problemas internos na instituição que possam afetar a utilização do serviço. Caso o problema persista, entre em contato com o Service Desk da RNP pelos canais de atendimento:
- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216
- E-mail: atendimento@rnp.br
Segurança
- 1 - Como recupero minha senha para acessar o SGIS?
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A senha pode ser recuperada na opção “Recuperação de Senha” que consta na página principal ou pelo link https://sgis.rnp.br/accounts/password_reset/.
- 2 - Como faço para ter acesso ao SGIS, para tratar as notificações da minha instituição?
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Para acessar o SGIS, é necessário que o administrador (informar o administrador que está cadastrado à respectiva instituição no SGIS) encaminhe os dados (Nome Completo, E-mail institucional, Telefone e Função) para cais@cais.rnp.br.
- 3- Qual o servidor NTP que o CAIS orienta para utilização?
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Orientamos a utilização dos servidores implementados pelo CAIS, segue abaixo os servidores NTP disponibilizados:
- ntp1.pop-df.rnp.br (stratum 1)
- ntp.cais.rnp.br (stratum 2)
- 4- O CAIS possui algum material de apoio em segurança da informação?
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Sim, esse material está disponível no site da RNP, podendo ser acessado pelo link https://site-publico.rnp.br/sistema-rnp/cais.