O Readex, uma divisão do portal de conteúdo Newsbank, disponibiliza o acesso a um arquivo de jornais históricos, contendo publicações da África, América Latina, Sudeste Asiático e Caribe, do século 19 ao início do século 20. O acesso federado deve ser realizado através do portal Newsbank.

Tipo de acesso: disponível para instituições assinantes do Readex.

O portal de Vídeo Digital da RNP agrega três diferentes serviços (Vídeo Sob Demanda, Transmissão de Vídeo ao Vivo e Transmissão de Sinal de TV) e se integra ao conteúdo do serviço Videoaula@RNP.

O Vídeo Sob Demanda tem o objetivo de ser um repositório de vídeos com conteúdo relacionado às atividades fins das organizações usuárias da RNP (ciência, tecnologia, educação, saúde e cultura) e o acesso federado a ele permite ao usuário realizar comentários sobre os vídeos existentes e publicar novos vídeos. A publicação, no entanto, continua exigindo uma autorização prévia da RNP obtida após o pedido ser feito através do Service Desk (sd@rnp.br).

Tipo de acesso: gratuito

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual, que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 30 mil títulos, com texto completo, 130 bases referenciais, dez bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Tipo de acesso: disponível para instituições participantes do Portal de Periódicos da CAPES.


O DreamSpark é um programa da Microsoft que oferece software, para download gratuito, a estudantes de nível superior. Este programa já é oferecido em diversos países através de federações acadêmicas como a CAFe.

Tipo de acesso: gratuito para membros da CAFe. Existe também a opção de adesão a uma conta Premium, com mais funcionalidades e mais softwares disponíveis para download. A taxa de inscrição e os requisitos para adesão são definidos pela Microsoft.

JEMS

O Journal and Event Management System (JEMS) é um sistema para submissão, revisão, discussão e seleção de artigos para eventos científicos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), mantido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu principal objetivo é disponibilizar para acadêmicos participantes de eventos da SBC uma infraestrutura para envio de artigos e resumos para avaliação. Assim, é possível a análise de tais documentos por parte da organização do evento e a decisão de quais deles serão selecionados para participação.

 Tipo de acesso: gratuito.

O “Global Environment for Network Innovations” – GENI é um portal de infraestrutura de pesquisa patrocinado pela National Science Foundation, órgão dos Estados Unidos de fomento ao desenvolvimento científico. O portal disponibiliza um ambiente laboratorial para redes e sistemas distribuídos para ensino e pesquisa com múltiplos testbeds. O laboratório virtual possibilita pesquisas sobre o futuro das redes de grande porte, criando oportunidades de compreensão, inovação e transformação das redes globais e suas interações com a sociedade. O GENI provê:
•    Suporte à experimentação em larga escala em uma infraestrutura compartilhada, heterogênea e altamente equipada;
•    Alta programabilidade da rede, promovendo inovação nas áreas de redes, segurança, tecnologia, serviços e aplicações;
•    Ambientes colaborativos para academia, indústria e público em geral, catalisando descobertas e inovação.

Tipo de acesso: gratuito.

Os serviços que operam sobre a infraestrutura de Internet Avançada de RedCLARA são destinados a promover o desenvolvimento de iniciativas de colaboração científica e acadêmica na América Latina, oportunidades reais para pesquisadores, cientistas e acadêmicos da região. Alguns dos serviços que compõem o portal são:
•    Comunidades: o serviço permite a gestão de trabalho em grupo ao apresentar ferramentas que facilitam a troca de informação, a formação de conhecimento e a discussão de ideias.
•    Wiki: o serviço de Wiki facilita a criação colaborativa por meio de ferramentas web.
•    Suporte: recurso complementar, especializado e virtual que a RedCLARA oferece a todos os usuários de seus serviços. Seu objetivo é dar resposta às dúvidas e incidentes relacionados ao material, à informação e aos serviços oferecidos.
•    Filesender: serviço de transferência de arquivos grandes que permite carregar grandes quantidades de informação temporariamente para um servidor da RedCLARA, que envia um endereço web; por meio dele, qualquer pessoa ou grupo poderá baixar o conteúdo enviado quantas vezes for necessário durante uma semana.
•    Conferência Web: com o VC Espresso, pode-se realizar conferências de voz e/ou vídeo no seu computador pessoal com qualquer usuário cadastrado no portal da RedCLARA. Além disso, é possível convidar pessoas não cadastradas na RedCLARA.

Tipo de acesso: gratuito.

PADBR

A grade computacional PADBR oferece acesso integrado aos recursos de alto desempenho distribuídos geograficamente entre os Centros Nacionais de Processamento de Alto Desempenho (CENAPADs) geograficamente distribuídos. São nove unidades, operadas respectivamente pela UFRGS, UFMG, UFC, UNICAMP, UFRJ, UFPE, INPE, INPA e LNCC. Esse último coordena o sistema por delegação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Nesse serviço, o usuário pode usufruir das funcionalidades de submissão e monitoramento de tarefas nos recursos computacionais, bem como o gerenciamento dos dados de entrada e de saída provenientes da execução dessas tarefas.

Tipo de acesso: gratuito.

O Gisela Science Gateway é um portal de aplicações científicas do projeto Grid Initiatives for e-Science virtual Communities in Europe and Latin America (GISELA), que funciona como uma interface para um ambiente de grid.

Seu principal objetivo é implantar uma infraestrutura de grids na América Latina, através de um modelo de sustentabilidade baseado nas "Iniciativas Nacionais de Grids" (NGIs). Para isso, utiliza-se da associação com a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), e as redes nacionais de ensino e pesquisa (NRENs) latino-americanas, além da colaboração com a Iniciativa Europeia de Grids (European Grid Intiative - EGI)

Tipo de acesso: gratuito.


O Atlases é uma biblioteca de imagens de patologia em alta resolução. É voltado para estudantes de Medicina e profissionais da área médica.

Tipo de acesso: gratuito.

 

 

Foodle

Aplicação web para agendamento de reuniões, criação de enquetes e realização de pesquisas simples.

Atributos requeridos

Tipo de acesso: gratuito.

 

INDICATE

Serviço de busca para repositórios culturais e arquivo digital protegido por controle de acesso e gerenciamento de direitos, contendo dois grandes repositórios: o “De Roberto Digital Repository (De Roberto DR)” e o “Digital Repository of the Architectural and Archaeological Heritage in the Mediterranean Area (MED Repo)”. 

Atributos requeridos

Tipo de acesso: gratuito mediante cadastro adicional.

 

RICeVI

Serviço da Federação IDEM, pertencente à rede acadêmica italiana (GARR), de colaboração remota, partilha de aplicações de rede e conteúdo multimídia. 

Atributos requeridos

Tipo de acesso: gratuito.

 

TERENA-SP

Acesso aos serviços providos por TERENA:

• FileSender: ferramenta web para envio de arquivos grandes por email.

• REFEDS Wiki: Wiki dedicado a pesquisas sobre federações voltadas para o ensino superior, documentação de grupos de trabalho, informações sobre provedores de conteúdo e matriz de interoperabilidade entre federações.

• TERENA Networking Conference: acesso ao portal do TERENA Networking Conference.

Atributos requeridos

Tipo de acesso: gratuito.

 

DECIDE

Portal de aplicações científicas em grade voltado para a comunidade médica e neurocientífica.

Atributos requeridos

Tipo de acesso: gratuito.

 

EUMEDGRID

Portal de aplicações científicas em grade dirigido a cientistas da região Mediterrânica.

Atributos requeridos

Tipo de acesso: gratuito mediante cadastro adicional.

 

INFN Science Gateway

O INFN é uma organização dedicada ao estudo das partículas fundamentais da matéria, que conduz buscas teóricas e experimentais nos campos da física nuclear, subnuclear e de astropartículas. O serviço provê acesso a diversas aplicações em grade e alguns de seus casos de uso para a comunidade italiana.

Atributos requeridos

Tipo de acesso: gratuito mediante cadastro adicional.

 

NIIF-VVC

Portal húngaro de serviços de vídeo, comunicação e colaboração.

Atributos requeridos 

Tipo de acesso: gratuito.

 

Videotorium

Portal para compartilhamento e pesquisa de vídeos educacionais em alta definição.

Atributos requeridos

 Tipo de acesso: gratuito mediante cadastro adicional.